Livros

Passarinha – Kathryn Erskine

_DSC0005 cópia

Às vezes eu leio os mesmos livros uma vez atrás da outra. O bom dos livros é que as coisas do lado de dentro não mudam. As pessoas dizem que não se pode julgar um livro pela capa mas isso não é verdade porque a capa diz exatamente o que tem dentro. E não importa quantas vezes você leia aquele livro as palavras e imagens não mudam. Você pode abrir e fechar os livros um milhão de vezes que eles continuam os mesmos. Têm a mesma aparência. Dizem as mesmas palavras. Os gráficos e ilustrações são das mesmas cores. Livros não são como pessoas. Livros são seguros.” pg. 42

Começo a resenha com esse pensamento incrível criado por uma menina com apenas 10 anos muito inteligente para sua idade. Caitlin, a protagonista da história, têm Síndrome de Asperger um tipo de autismo muito diferente do autismo clássico, que faz com que ela seja uma menina excepcionalmente inteligente, criativa e uma bela artista. Apesar de ser  tão talentosa, Caitlin não consegue Captar O Sentido nas pessoas, fazendo com que ela se sinta indiferente e isso dificulta sua relação no meio social.

Após O Dia Em Que A Nossa Vida Desmoronou, vemos Caitlin tentar se adaptar a uma nova rotina diferente da qual está acostumada e por isso passa por várias seções com a orientadora da escola, a Sra. Brook, que a ajuda a menina a entender o que realmente está acontecendo ao seu redor. Seu esforço para tentar sair do seu mundinho preto e branco e ir para um mundo colorido é recompensado quando ela finalmente encontra um desfecho para sua história.

De escrita singela e um enredo bem construído, Passarinha entrou para lista de melhores livros que li em 2013. Uma história delicada e encantadora que nos apresenta um mundo através dos olhos de uma autista tentando se encaixar nos padrões da sociedade tão preconceituosa e vazia. Suas reflexões e lições são de deixar os leitores a beira de lágrimas. Livro super recomendadíssimo para você que gosta de histórias que fazem você refletir mais sobre a vida e sobre como ver melhor as pessoas ao seu redor. Esse livro é uma lição de vida.

(…) Olho para o parágrafo. Não usei maiúsculas no meio das frases. Elas estão só no começo de algumas palavras. Ela colocou um X em cima do C de Coração e escreveu um c minúsculo. Não parece certo desse jeito. Tenho certeza de que ela está errada em relação às palavras especiais e às letras maiúsculas mesmo sendo uma professora. Como pode existir alguma palavra mais especial que Coração?” pg. 67

Passarinha – Kathryn Erskine

Nota: 5/5

Páginas: 224

Ano: 2013

Editora: Valentina

ISBN: 978-85-65859-13-4

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima!

Com amor,

Daniela Farias.♥

 Me siga nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter , Flickr e Skoob.

Anúncios

20 comentários em “Passarinha – Kathryn Erskine

  1. O livro é perfeito, em todos os sentidos, e esse quote que inicia a sua postagem é o mais marcante de todo o livro! Como você, também recomendo o livro para todos e realmente espero que todos gostem tanto quanto eu gostei.
    Também acho que ele é um dos melhores lidos no ano, mas me arrisco a dizer algo a mais: o livro é um dos melhores lidos até hoje!

    Beijos,
    Ricardo – http://www.overshockblog.com.br

    Curtir

  2. Fiquei com vontade de ler esse livro, é tão diferente ver pelos olhos de alguém com autismo. Sempre me surpreendo com a magia dos livros: fazer você viver novas experiências sem sair do lugar.
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s