Livros

Os 13 Porquês

_DSC0006 cópiapppp

De todos os livros que li até agora, o livro Os 13 Porquês de Jay Asher, veio para mexer profundamente com o meu psicológico. Com um tema bastante polêmico, o livro aborda o tema suicídio de adolescentes vítimas de bullying na escola, de uma maneira bastante intrigante.

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.” Fonte: Skoob

A narrativa dessa história é simplesmente brilhante, o autor conseguiu juntar duas visões do protagonistas Clay Jensen e Hannah Baker (a garota suicida) de uma maneira bastante inteligente. Os pensamentos de Hannah gravados da fita complementam os pensamentos de Clay durante o momento em que ele tenta entender o motivo de estar da lista e o porquê dessa atitude tão drástica por parte dela. Aos poucos Clay, vai descobrindo e se sentindo cada vez mais culpado e admirado com obscuridade de certas atitudes de alguns dos seus amigos envolvidos fizeram com Hannah. Ter que encará-los depois disso não será uma tarefa fácil.

_DSC0007 cópiaoooo

Os motivos que levam Hannah a se matar podem aparentemente, serem banais no começo. Mas quando você vai se aprofundando cada vez mais na leitura, você vai vendo o quanto pequenas atitudes podem se tornar uma grande bola de neve na vida das pessoas.

 – Então, o que aconteceu, Hannah? Como foi que nós chegamos a esse ponto?

Nós? Ou como eu cheguei a esse ponto?

– Você, Hannah. Como foi que você chegou a esse ponto? Sei que não dá para resumir tudo. É um efeito bola de neve, estou certo? (…)” pg. 232.

_DSC0008 cópia1313

Depois que você termina o livro, fica difícil não pensar se você já pode ter feito algo ou alguém ter feito algo para você, que ficou marcado de maneira negativa em nossas vida. Quantas vezes eu fui marcada, ou pior, quantas vezes eu marquei alguém de maneira negativa? Quantas vezes alguém deu o sinal de que não estava bem e ninguém deu bola? Mas esse livro não vem apenas para deixá-lo triste, depois de lê-lo comecei a pensar com mais cuidado sobre os sentimentos das outras pessoas, fazer com que me torne uma pessoa melhor. Não que eu seja uma pessoa má! hahaha Mas é o fato de podermos nos sensibilizar quando vemos algum sinal de que a pessoa não está bem. Só quem já teve depressão sabe o quanto é difícil enxergar um palmo de esperança mesmo que esteja bem na sua frente…

Os 13 Porquês – Jay Asher.

Nota: 5/5.

Páginas: 255.

Ano: 2009.

Editora: Ática.

ISBN: 978-85–08-12665-1.

Sobre o Autor

Jay_Asher_Pic

 Jay Asher é um escritor norte-americano e o livro Os 13 Porquês é seu livro de estreia. Seu segundo livro mais recente foi O Futuro de Nós Dois em parceria com a escritora Carolyn Maclker. Blog e Facebook

 

 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima! ❤

 Me siga nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter , Flickr e Skoob.

23 comentários em “Os 13 Porquês

  1. Oi Dani, estava ansiosa por esta resenha, fiquei curiosa pra ler. Vi em algum lugar uma foto sua com o livro O guia do mochileiro das galáxias, eu estou lendo o primeiro, você gostou? Beijos

    Curtir

  2. Que enredo bacana Dani! Acho muito legal YA’s com uma pegada mais dramática. Nada contra os livros mais leves voltados pra idade, até porque isso faz parte, mas é bem bacana quando um livro aborda os muitos conflitos da adolescência. Fiquei curiosa!
    Beijos!

    Curtir

    1. É livro muito bom mesmo, apesar de ser um YA. Todos que escrevem sobre esse tema abordam de uma maneira um tanto clichê, mas nesse livro não foi. Ele relatou a fundo uma experiência de dor e conflitos de pessoas que não conseguem encontrar uma saída para esse tipo de doença.
      Foi incrível mesmo, super recomendado.
      Beijinhos!

      Curtir

  3. Li esse livro já tem um tempo, acho que foi logo quando lançou em 2009 mesmo. A história mexeu muito comigo, até porque eu sofri bullying por muito tempo no colégio.
    O autor consegue te prender a história e você começa a não julgar e culpar hannah pelo seu ato.

    De longe ele é um dos livros preferidos.
    Adorei a resenha Dani!

    Beijos 🙂

    Curtir

  4. EU QUERO LER ESSE LIVRO, ALGUÉM MIM DÁ? ♥

    Fiquei mega curiosa quando o vi na vitrine da livraria aqui de Blumenau, e parece que tinha esgotado rapidinho na época do Natal. O que aumentou minha curiosidade em 120%.

    Essas temáticas me intrigam, sou super curiosa em ver como o suicídio é abordado por diferentes autores. Cada um tem uma visão. 🙂

    Beijo! Linda resenha, lindas fotos, aliás.

    Curtir

  5. Nossa eu estou louca pra comprar (e ler, claro) este livro mas nunca encontro em promoção! O jeito vai ser encarar o preço salgado mesmo!
    Você mencionou que a história é narrada por duas protagonistas e acho isso bacana porque alternar o foco e a perspectiva de personagens me atrai bastante! O livro é narrado em primeira pessoa? Esse é um assunto que me atrai muito e já vi ótimas resenhas sobre ele também, obrigada por me incentivar a querê-lo mais!
    *-*

    Beijinhos!

    Curtir

  6. Esse livro é incrível! É como você disse mesmo, a gente se sente um pouco mais influenciável quando diz algo ruim, as coisas marcam e a gente nem se dá conta. O livro é incrivelmente bem escrito e às vezes me esquecia de que a Hannah tava morta, de que aquilo era só uma gravação e que não tinha nada ao alcance de ninguém. É doloroso, mas vale muito a pena ser lido! Amei a resenha [e as fotos!!!]!

    Curtir

  7. Daniiii,
    Eu já conhecia o livro porém nunca comprei, porque sempre quando ia á livraria , não tinha D: , mas minha curiosidade gritou depois de ler essa resenha maravilhosa *O*. Pelas partes que foram citadas, o livro parece ser profundo, fazendo com que a gente passe a ver a vida de uma outra forma. Já entrou pra minha lista de livros para comprar, com toda certeza do universo!
    Beijos
    adoro muito aqui ! ❤

    Curtir

Deixe um comentário!

