Livros

Mentirosos

MENTIROSOS (1)

Depois de passar quase um mês inteiro falando praticamente só de Sherlock Holmes, a minha ~vibe~ deu uma acalmada nesse momento e resolvi ver algo mais light, uma história que fosse rápida e relaxante já  que eu estava em numa pilha de ansiedade com a série Sherlock. Eis então que recebo a prova de cortesia do livro “Mentirosos” da E. Lockhart, a mesma do livro O Histórico Infame de Frankie Landau – Banks, que chega às livrarias no dia 10 de Outubro.

Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. Fonte: Skoob

Ainda estou tentando encontrar palavras para descrever esse livro porque sinceramente a narrativa poética e audaciosa dessa história me arrebatou de uma maneira que não sei se conseguirei explicar à vocês. Mas tentarei, eu prometo.

Como foi descrito na sinopse acima, Cadence Sinclair Eastman é a neta mais velha da família Sinclair comandada por um poderoso patriarca Harris Sinclair e sua esposa Tipper Taft e suas três filhas. Assim que Tipper Taft vem a falecer as três filhas começam a disputar pela grande herança da família e em meio a isso acontece uma tragédia que mudará todo o destino da história do Sinclair.  Narrado pelo ponto de vista de Cadence, somos levados a conhecer sua história escrita de uma maneira bastante intensa. A escrita da autora intercala entre um texto corrido entre textos poéticos e até contos escritos pela protagonista para entendermos os seus sentimentos, pensamentos e os momentos de cada fase de sua vida. Cadence é a personagem que sai em buscas de respostas e ai navegamos entre os momentos anteriores e posteriores ao seu acidente que fez Cadence perder uma boa parte da sua memória.

“A vida parece bela nesse dia.

Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos.

Sempre seremos.

Independentemente do que acontecer quando formos para a faculdade, ficarmos mais velhos, construirmos nossas vidas; independentemente de eu e Gat estarmos ou não juntos. Independentemente de onde estivermos, sempre poderemos nos reunir no telhado de Cuddledown e olhar para o mar.

Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre.” pg. 150

Esse é o segundo livro que leio da autora E. Lockhart e posso dizer que a evolução na sua escrita e narrativa se desenvolveu de uma maneira surpreendente. Uma história com frases curtas, porém de efeito,com metáforas que parecem ser um belo de um tapa na cara e um desenvolvimento de personagem com um tom totalmente melancólico e depressivo, porém tão apreciativo e tão envolvente. Poucas pessoas conseguem transformar a dor em poesia, a dor em algo belo e foi isso que autora fez e fez muito bem. Um outro ponto que pode ser apresentando é a que E. Lockhart vem trabalhando com temas que fogem um pouco dos padrões dos livros YA que estamos acostumados a ler, essa história é sobre uma família poderosa que vive de aparências, futilidades e ostentação onde o avô ainda tem que tomar decisões por suas filhas e impõe um comportamento que julga ser o ideal para o seus netos. Em Frankie Landau-Banks também somos apresentados a uma família rica com os mesmos parâmetros que os Sinclair, mas não é abordado de uma maneira tão intensa quanto foi em os Mentirosos.

Mentirosos veio como uma boa surpresa esse ano, uma história com um “quê” de melancolia porém abordado de uma maneira bastante inteligente e bastante intensa contando o relacionamento de uma família que aparentemente parece ser perfeita tendo que superar um trauma gerado por uma grande tragédia que os faz repensar no que eles veem fazendo realmente com as suas vidas.

 Mentirosos – E. Lockhart.

Nota: 5/5.

Páginas: 272.

Ano: 2014.

Editora: Seguinte (Selo jovem da Companhia das Letras).

ISBN: 978-85-657-65-48-0.

 Sobre a autora

2013LockhartBlueLowRes

E. Lockhart nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade Columbia. É autora dos livros “The Boyfriend List” e “O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks” do qual ganhou como livro de honra no Printz Award. Redes Socias: Twitter e Site Oficial.

 

O livro que eu recebi é a prova só que ela não é bonitinha para tirar fotos, assim que a edição finalizada chegar eu atualizarei o post com fotos dele. 😉

Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

livroparcerialogo

Redes Sociais:  FacebookTwitter Skoob.

Anúncios

11 comentários em “Mentirosos

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s