Filmes · Livros

Especial Coraline

_DSC0001 cópiaCora

Neste segundo especial do blog vou falar um pouco do livro Coraline do Neil Gaiman  que virou filme de animação em 2009 tendo o mesmo diretor de O Estranho Mundo de JackHenry Selick na direção.

Livro

 Sinopse: No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários. Fonte: Skoob.

_DSC0003 cópiaNeil

Coraline foi o primeiro livro infanto-juvenil escrito por Neil Gaiman. Na história somos apresentados a Coraline, uma garota imperativa e com uma imaginação enorme, tendo que procurar maneiras para vencer o tédio e falta de interesse dos seus pais em interagir com ela que acaba encontrando uma porta que dá em direção ao mundo totalmente diferente do seu. Nesse mundo vemos tudo o que Coraline sempre sonhou, pais atenciosos, brinquedos e vizinhos que pronunciam o seu nome corretamente e isso faz com que Coraline se encante por ele rapidamente.

“Please. What’s your name?” Coraline asked  the cat. “Look, I’m Coraline. Okay?

(…)

“Cats don’t have names,” it said.

“No?” said Coraline.

“No,” said the cat. “Now, you people have names. That’s because you don’t know who are. We know who we are, so don’t need names.” – page 37

Este é o primeiro livro do Neil Gaiman que li e a versão que li foi inglês. Já tinha ouvido falar muito bem deste autor, mas só agora tive coragem para ler e admirar sua criatividade e sua escrita belíssima. Como li o livro em inglês, para mim foi um tanto desafiador reconhecer várias palavras mas tirando isso conseguir conseguir entender muito bem o contexto da história, recomendo ler esse livro para aqueles que estão num nível um pouco mais avançado em inglês, a leitura irá fluir super bem. O livro é ilustrado por Dave McKean que tem um traço muito legal e interessante, dá para imaginarmos um pouco de como Gaiman imaginou a Coraline antes de virar filme.

_DSC0011 cópiaLine

Agora voltando ao mundo de fantasia de Coraline, não é de negar que há uma grande influência do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. Assim como Alice, Coraline entra num mundo onde tudo é perfeito, iniciando-se uma jornada de auto-conhecimento e descobrir que nem tudo aquilo que é aparentemente “perfeito” é a melhor coisa a se ter. Com uma pitada de terror, Coraline é uma ótima pedida para iniciar-se no mundo fantástico que Neil Gaiman criou.

Filme

coraline-e-o-mundo-secreto-dvd-dakota-fanning_MLB-F-231805307_6347

Em 2009 tivemos a versão cinematográfica de Coraline, dirigida por Henry Selick o mesmo do filme O Estranho Mundo de Jack. Assim como em O Estranho Mundo de Jack, vemos que o mundo real tem uma tonalidade mais escura e sombria do que o mundo de fantasia. Os traços dos personagens são também muito semelhantes ao “Estranho Mundo” mas é impossível não ficar admirado com a evolução que a técnica de stop-motion teve em relação aos primeiros filmes lançados desse mesmo estilo. Por incrível que pareça, gostei mais do filme do que do livro, talvez pelo fato de terem acrescentado mais detalhes a história tornando bastante criativa e cativante. Super recomendadíssimo! 😉

Sobre o autor

foto_gaiman1

Neil Gaiman nasceu em Portchester na Inglaterra e hoje mora no Estados Unidos. Famoso pelos quadrinhos do Sadman e os livros Stardust – Mistério da Estrela, Oceano no Fim do Caminho, Deuses Americanos e muitos outros. Site Oficial, Twitter, Tumblr e Facebook.

E ai, já leram algum livro do Neil Gaiman? Se sim me indiquem mais por favor!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Redes Sociais:  FacebookTwitter Skoob.

Anúncios

5 comentários em “Especial Coraline

  1. Muito bacana Dani, parabéns pelo post tão detalhado. Conheci Coraline primeiro pelo filme perturbador, e somente depois soube do livro, e que era do Gaiman! Graças ao seu texto, fiquei sabendo de mais detalhes, espero ler em breve.

    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s