About Me · Livros

Livros Que Mudaram A Minha Vida

_DSC0019 cópiaa456 cópiaLivros

É difícil escrever sobre livros que mudaram a minha vida porque eu creio que cada livro que leio, vem uma mudança. Seja na mudança de pensar, agir e olhar o mundo com outros olhos pessoas como nós, leitores assíduos, sempre vamos levar algo conosco sobre aquilo que lemos. Mas tentarei contar aqui um pouco dos livros que deram o ponta pé inicial para eu entrar no mundo da leitura.

Antes de eu entrar na ~ era Harry Potter~ , eu costumava a ler mas era muito pouco. Comecei a ler lendo gibis e um abraço mental para aquele que adivinhar quais eram as histórias. Sim, isso mesmo! Mauricio de Souza marcou a infância com suas histórias deliciosas sobre uma turminha fantástica da rua do Limoeiro e me fez acreditar que eu poderia ser uma baixinha dentuça, super forte e com um coelhinho azul de estimação. Dessas características eu tive duas, sou dentuça e tive o meu coelho azul de estimação de pelúcia o que me fazia sair por aí batendo nos meus primos com ele! Coitado do Sansão gente, nem sei o que aconteceu com ele…

Indo mais para frente, ganhei os livros com histórias da Disney e o que mais me chamou foi a história do Bambi. Nossa, como aquela história me comovia muito tanto ao ponto de eu não deixar o livro do Bambi sozinho, eu o carregava para todo canto e não deixava ninguém encostar, gostava de ficar lendo-o várias vezes por dia. Mas numa bela manhã de domingo (mentira, não sei quando foi), eu tive o infeliz incidente de perder meu livrinho do Bambi! *Coração Partido*

Depois do Bambi, conheci através de uma amiga o livro Tantas Histórias Numa Caixa de Sapatos do Gabriel Garcia. Já comentei várias vezes sobre esse livro aqui e estou falando novamente porque ele marcou muito uma época da minha vida que meu tio veio a falecer e meu pai ficou muito triste e aí eu tive a ideia de guardar as coisas que eu tinha como fotos, coisinhas para fazer a minha própria história igual no livro e para fazer meu pai lembrar dos bons momentos que passamos junto ao meu tio. Mas por fim não sei o que aconteceu com a minha caixa de sapatos gente, onde é que foram parar as minhas coisas?!?! 

E aqui chegamos a era Harry Potter. Acho que nunca contei realmente como conheci a história. Foi num dia de verão onde eu estava na praia com meu irmão e vizinho do apartamento de cima nos convidou para ver um jogo que ele estava fechando. Esse jogo era Harry Potter e lembro quando vi fiquei com os olhos arregalados querendo jogar, mas não joguei. Ainda na praia, encontrei o álbum de figurinhas do Harry Potter e a Pedra Filosofal e ali caiu a ficha de que era um filme baseado em livros e aí comecei a infernizar a minha família querendo ler muito os livros do tal de Harry Potter. Foi aí então que ganhei meu primeiro livro da série, Harry Pottter e a Câmara Secreta (sim, isso mesmo ganhei o segundo) da minha tia de presente e devorei em uma semana. De tanto incomodar meus pais com a série, eles acabaram comprando os livros em fora de ordem para mim e por isso acabei lendo fora de ordem mesmo de tão obcecada que eu era! A tia J.K. Rowling foi a responsável por eu estar aqui escrevendo este post sobre livros dos quais acompanharam uma grande parte da minha adolescência, era muito gostoso ter que esperar pelo lançamentos dos livros e ficar com aquela expectativa se eu ia ganhar de aniversário ou de Natal.

E com a chegada de Harry Potter, pude conhecer melhor o gênero fantasia que é um dos meus gêneros preferidos da vida toda. Lá conheci o livro dos desafortunados órfãos Baudelaire e o mundo fantástico de Nárnia que acompanhou durante todo o feriado de carnaval me fazendo não sentir tão solitária naquele momento.

Hoje com a explosão de blogs literários, com todos querendo dar seu pitaco sobre o que andam lendo, conheci pessoas muito legais e que me fizeram conhecer escritores que eu nunca imaginei que um dia iria ler tais como: Neil Gaiman, Agatha Christie, George Orwell, Arthur Conan Doyle e entre outros. Posso dizer que a minha leitura amadureceu bastante se comparada alguns anos atrás. Esse povo todo que conheci na internet também me ajudaram a buscar mais livros que estão constantemente me mudando.

Ah, não posso esquecer da época da faculdade onde pude conhecer alguns clássicos da literatura brasileira e estranheira que também mudaram o meu jeito de ler e tirando aquele preconceitos de leitura de clássicos. Hoje gosto muito dos livros do José de Alencar e meus preferidos são Lucíola e Senhora e de literatura estrangeira, Morros dos Ventos Uivantes da Emily Brontë entrou para minha lista de queridinhos também.

Enfim, ainda tenho muitos livros para ler esse ano e como disse no início do post, eles já terão me mudado de alguma maneira então já posso dizer para vocês que com certeza não serei mais a mesma que agora está escrevendo este post. 🙂

E vocês, quais livros mudaram a vida de vocês? Conte nos comentários ou crie coragem e faça um blog falando sobre, por quê não? 🙂

Este post faz parte da blogagem coletiva com o pessoal da Sociedade do Blogs, para conhecer quais foram os livros que mudaram a vida deles clique nos links abaixo:

Pipoca Musical

Way to Happiness

Universo dos Leitores

Baião de Letras

Leitores Possessivos

Linhas Soltas

Triplo Books

Bruna Miranda

À medida que o pessoal for fazendo, vou atualizando os links com o post deles. 🙂

Espero que tenham gostado e até a próxima.

  Redes Sociais:  FacebookTwitter Skoob.

11 comentários em “Livros Que Mudaram A Minha Vida

  1. Ai adoro lembrar disso 😀
    O primeiro livro que me fez apaixonar foi Aventuras no Império do Sol da Silvia Cintra Franco.
    Nunca amei um livro tanto quanto esse. Eu tinha 12 anos.

    Depois só fui gostar de literatura na faculdade com 18 anos.
    Eu via o povo fissurado em HP mas eu achava a história idiota. Só fui dar uma chance ano passado, é sério. E claro né… Me arrependi, me senti como a última pessoa a chegar numa festa e todos já terem >tá certo esse nome?- ido embora… Afffffffffffffff

    Na faculdade foram os clássicos Hemingway, Fitzgerald, Sartre e Kafka. As estórias deles me tiraram da zona de conforto, me fizeram pensar e a buscar mais com certeza.
    Aí eu descobri os blogs. Sou mega atrasada afff e pronto descambei de jeito!

    Recentemente um que mudou minha maneira de ver uma trama foi Jogos Vorazes.
    Essa saga tipo, me arrebatou em cheio!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai que legal sua história! Conheço Fitzgerald mas nunca li um livro dele. qual você me indica para iniciar?
      Harry Potter e Jogos Vorazes são muito bons, creio que influenciaram bastante gente em relação aos assuntos tratados. Graças a JV eu conheci 1989 do George Orwell. 🙂

      Curtir

  2. Dani, espero muito que a sua caixinha de sapatos tenha ajudado seu pai a passar por aquela fase difícil. Me emocionei com isto. Queria saber o que tinha nesta caixinha. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ai que fofiiinha :’) A rua do Limoeiro, hahaha. Mauricio de Sousa tá em todas, né? Ele é uma pessoa muito especial. E dei risada aqui com você lendo HP fora de ordem, hahaha. Que divertido!

    Beijo gigante pra tuuuu ❤ Adorei o post, a Sociedade tbm me ajudou a amadurecer a leitura. Tem sido uma honra. 🙂

    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Esqueci de falar que meu personagem preferido da Mônica é a Marina. Adora quando ela parecia, queria saber desenhar como ela!
      Então, infernizei meus pais tanto que eles acabaram comprando tudo errado! hahahaha
      Beijo gigante pra cês também, amo muito fazer parte da Sociedade! ❤

      Curtir

  4. Dani, que post lindo! Essa postagem coletiva foi ótima, né? Cada lembrança boa que a gente compartilhou ❤ Adorei saber quais livros mudaram a sua vida e me identifiquei com vários (e, claro, Mauricio de Sousa marcando a infância de todos nós hehe).

    bjs!!
    Carla

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

