Livros

Stardust

_DSC0004Star cópia

Oi gente!

Desculpem a ausência durante esse inicio de mês, mas agora estou de volta com outra resenha bem legal para vocês! Esse livro ganhei de presente da fofa da Thamires Oliveira (obrigada mais uma vez Thammy!), e é o livro Stardust em versão inglesa do escritor Neil Gaiman.

Sinopse:O Mistério da Estrela – O mistério da estrela – Stardust conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.
Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman. Fonte: Skoob

Antes de falar um pouquinho da história e personagem, quero falar sobre essa minha versão. Ela é edição econômica e páginas são de papel reciclável o que deixou a página um tanto escura e tive uma certa dificuldade para ler, porque eu sou cegueta e tive que forçar um tanto a vista. Mas é uma edição bonita, gostei bastante da capa e dos detalhes do livro. Andei procurando pela versão em português da história e aqui ficou como O Mistério da Estrela e os direitos da obra estão com a Editora Rocco, porém é muito difícil de encontrar a edição por aqui, creio que não é mais impressa.

Agora voltando ao enredo temos Tristran Thorn, o personagem principal, que sai em busca de uma estrela cadente que caiu na terra porém, o que ele não esperava era que a estrela cadente não fosse de fato uma pessoa de carne e osso. A Estrela, no livro é chamada de estrela só mais para o final que descobrimos qual é seu nome, tem uma personalidade muito forte e decidida, chegando até ser engraçada em alguns momentos já que a princípio a estrela não gosta nada de Tristran. Os personagens principais são muito legais, principalmente Tristran que tem um belo desenvolvimento e amadurecimento, deixando de lado aquele Tristran um tanto bobão nas primeiras páginas do livro e o mesmo acontece com A Estrela, que em meio a jornada com seu companheiro, descobre cada vez mais sobre os humanos e mudando sua visão que tinha deles.

E como toda obra de fantasia não podia deixar de falar dos vilões que querem matar A Estrela para comer seu coração e ter o poder da juventude eterna. Septimus e a Bruxa são movidos a ganância e sede de poder e fazem de tudo para conseguir o que desejam, sendo até capazes de matarem seus parentes mais próximos. Apesar de cruéis, achei um tanto fraca a presença deles no desfecho final e principalmente o desfecho de Septimus no livro.

A escrita de Gaiman aqui, principalmente na versão em inglês, é um tantinho complicada se você não tem tanto conhecimento do uso formal da gramática inglesa. Como foi o meu caso, algumas palavras eu nunca tinha ouvido falar e tive procurar no dicionário para poder compreender um pouco a história. Mas eu gostei bastante da experiência, foi um tanto desafiador e por isso demorei para terminá-lo mas com certeza fez o meu vocabulário aumentar ainda mais da maneira que eu mais gosto: lendo histórias e ainda mais de fantasia bastante divertida como foi Stardust! 🙂

O Filme 

Em Agosto de 2007, Stardust teve uma versão cinematográfica estrela por Clarie Danes (da série Homeland) e Charlie Cox (O Demolidor da série da Marvel e Netflix), nos respectivos papéis de Estrela e Tristran Thorn. O mais legal no filme foi a narrativa de Ian McKellen (Gandalf, Magneto e agora Mr. Holmes) e a hilária participação de Robert DeNiro.

Eu particularmente gostei mais da versão final do filme do que a do livro. Ok, talvez eu tenha visto filme antes de ler o livro e como tinha gostado muito acabei me apegando mais ao desfecho dele! hihi

 

Stardust – O Mistério da Estrela é um conto de fadas super divertido e super recomendo o livro e filme! 🙂

Stardust – Neil Gaiman 

ISBN-13: 9780380804559

ISBN-10: 0380804557

Ano: 2000

Páginas: 336

Idioma: Inglês

Editora: Harper USA

Nota: 4/5

 

Sobre o autor

foto_gaiman1

Neil Gaiman nasceu em Portchester na Inglaterra e hoje mora no Estados Unidos. Famoso pelos quadrinhos do Sadman e os livros Stardust – Mistério da Estrela, Oceano no Fim do Caminho, Deuses Americanos e muitos outros. Site Oficial, Twitter, Tumblr eFacebook.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Redes Sociais:  FacebookTwitter Skoob.

Anúncios

5 comentários em “Stardust

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s