Livros

If I Stay / Where She Went

_DSC0008 cópiaSTAY

Olá gente!

Perdão pelo sumiço mas é que a vida anda meio atribulada ultimamente e acabei deixando o blog de novo de lado. Mas estou de volta com uma resenha dupla para vocês dos livros If I Stay (Se Eu Ficar) e Where She Went  (Para Onde Ela Foi) da escritora fofíssima Gayle Forman. 🙂

IF I STAY

_DSC0014 cópiaIF

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Fonte: Skoob

Depois que eu assisti ao filme, fiquei com uma imensa vontade de ler o livro pois achei a história muito bonita e apaixonante. Gostei da história mas não tanto quanto o filme que me deixou bem mais emocionada, talvez eu não deveria ter visto o filme antes porque já sabia o que iria acontecer, mas assim fui lá comprei o livro e li.

Gostei bastante da escrita da Gayle Forman, é a primeira vez que leio um livro dela e a sua escrita tem uma característica que gosto bastante em escritores de YA, que é a leveza na escrita e a suavidade em descrever a situação do personagem que mesmo em momentos super tensos, a autora não deixa peteca cair e tornando aquele momento tão desesperador sabe? Aqui vemos Mia presa numa especie de “limbo” se vendo entre a vida e a morte com uma grande questão em mãos: se fica ou se vai. Para uma personagem que é insegura por si só, lembrar dos momentos de estar junto com sua família e seu namorado só aumentam a tensão e o sofrimento da protagonista sobre o que ela irá fazer.

A história se intercala com momentos do acidente e com as lembranças de Mia e que posso dizer que o jeito que autora escreveu essa história, eu realmente não saberia o que fazer. Até os momentos finais ainda não temos uma clara certeza da escolha de Mia, pois essa narrativa intercalada me fazia a mudar de ideia a todo momento junto com a protagonista. Foi meio que angustiante ter que passar por tudo isso mas eu estava me sentido bem com qualquer decisão que ela faria, se ela ficasse ou não, eu entenderia perfeitamente sua escolha.

Essa questão de se aprofundar no drama da personagem de uma maneira que nos deixa meio desnorteados no livro, foi uma das coisas que ganharam pontos comigo pois no filme tudo se passa tão rápido que não dá para ter aquele contato mais intimo com a protagonista. Mas o filme, tem umas mudanças (pequenas), que fizeram gostar um pouco mais dele do que no livro.

If I Stay – Gayle Forman

ISBN-13: 9780142415436

ISBN-10: 014241543X

Ano: 2010 / Páginas: 272

Idioma: inglês

Editora: Speak 

Nota: 4/5

WHERE SHE WENT

_DSC0012 cópiaI

Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce. Fonte: Skoob

Mia fez sua escolha e três anos se passam. Agora vemos aqui na voz de Adam, um cantor de rock bem sucedido, assediado pela mídia, com várias garotas aos seus pés porém, se sentindo infeliz apesar de Mia ter sobrevivido, o desfecho do casal não é um dos melhores. Saindo do ambiente de Oregon, estamos agora em Nova York onde Adam encontra um cartaz sobre a apresentação de Mia na cidade e decide ir pelo menos para ouvi-lá. Nesse encontro repentino dos dois, vemos em uma noite o resultado de três anos separados.

Adam é uma pessoa intensa, no livro anterior que foi narrado por Mia só temos um vislumbre de como ele é mas aqui mergulhamos a fundo nos seus pensamentos e atitudes. Apaixonado por Mia desde que a viu pela primeira vez, a escolha da separação não foi um resultado completamente ruim, graças a essa escolha Adam fez da sua dor um dos melhores álbuns de sua carreira, levando a banda Shooting Starts para o sucesso imediato. Mas sem saber como lhe dar com a pressão da fama e dos eventuais compromissos com uma namorada famosa, Adam se vê totalmente perdido e solitário.

O encontro de Adam e Mia trás à tona vários sentimentos, incertezas sobre o ocorrido entre os dois deixando o clima totalmente tenso na história. Adam quer respostas, mas Mia ainda não está preparada para isso. Foi difícil entender os acontecimentos que levaram a separação do casal mas aos poucos isso vai tornando-se claro durante a história. Vendo Adam perdido assim, me fez sentir até uma certa raiva de Mia mas ao ver suas razões dá para entender que às vezes para seguir em frente temos que nos afastar de tudo aquilo que nos deixa presos a situações passadas e por mais que dolorosas que sejam, deixar a pessoa seguir a sua vida é a melhor maneira para se começar de novo.

Como visto no livro anterior, a narrativa se intercala com o presente e os momentos passados na época do acidente e a escrita da Gayle continua a mesma porém aqui mais profunda e com um personagem bastante intenso que é Adam, e conhece-lo assim com mais profundidade me fez gostar ainda mais dele. Adam é aquele protagonista que vai ser difícil sair da minha cabeça por um bom tempo.

O desfecho da história não poderia ser melhor, Adam e Mia, são um casal que apesar das adversidades estão aí para mostrar que o amor ainda pode superar tudo mesmo que estando distante um do outro, ver a pessoa amada dando à volta por cima depois de tudo é a melhor demostração de amor que alguém pode lhe dar.

Where She Went – Gayle Forman

ISBN-13: 9780525422945

ISBN-10: 0525422943

Ano: 2011 / Páginas: 288

Idioma: inglês

Editora: Speak

Nota: 5/5

Sobre a autora

gayleforman

Gayle Forman é uma premiada escritora que começou escrevendo para revistas adolescentes, e numa dessas publicações torna-se inspiração para o seu primeiro livro Sisters in Sanity. Seu livro mais recente é I Was Here que ainda não tem data de lançamento aqui no Brasil. Redes Sociais: Facebook, Twitter e Site Oficial

Esse meu box em inglês é da versão paperback e muito bonita e bem trabalhada. Os tons das páginas são mais escurinhos mas isso não permitiu que atrapalhasse a minha leitura. Se você tem interesse nesse box, comprei ele numa promoção no Submarino, clique aqui para ver o box. 🙂

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Redes Sociais:  FacebookTwitter Skoob.

 

5 comentários em “If I Stay / Where She Went

Deixe um comentário!

