Livros

A Garota Que Você Deixou Para Trás

_DSC0101 A Garota

Oi, oi gente!

Antes de tudo, mais uma vez quero pedir desculpas pela ausência de posts aqui no blog. Como sei que tenho leitores que leem meu blog e esperam por post, acho justo dizer realmente o que está acontecendo. Meu pai está doente, ele tem diabete e está com infecção danada que não saí dele… 😦
Então está uma correria a minha vida que acabei deixando de lado o blog, mas em meio a tudo isso conseguir ler pelo menos um livro durante o mês de Agosto, que passou voando para mim, e será a resenha de hoje! YAY! \o/

And second me deixe falar um pouquinho sobre o meu canal no Youtube junto com a minha linda e companheira Angélica, o Entre Laços! Já se inscreveu? Não?! Corre lá filho, vai ter resenhas, entrevistas e outras coisitas mais para acrescentar esse imenso mundo literário. Aguardo sua inscrição hein? ❤

E agora sem mais delongas vamos à resenha sobre A Garota Que Você Deixou Para Trás da Jojo Moyes!

Sinopse:A Garota Que Você Deixou Para Trás – Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos
2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes. Fonte: Skoob

Gente, que livro! Sei que falo isso de muito da maioria dos livros que li, mas como esse livro trata daqueles romances àla Nicholas Sparks eu geralmente evito de ler. Mas a minha linda e colaboradora deste humilde blog, me convenceu a ler esse livro e muitas lágrimas nos olhos foram escorridas por esse rostinho fininho que Deus me deu!

A história mescla entre dois personagens a francesa Sophie Lefévre e a britânica Liv Halston, interligadas atrás de um quadro chamado A Garota Que Você Deixou Para Trás. No começo, somos apresentados a Sophie que durante a Primeira Guerra Mundial teve que ceder sua casa para os soldados alemães para moradia, onde temos a própria contando sua história. Logo vemos um salto no tempo e paramos em 2006 onde este quadro está nas mãos de Liv e à partir daí temos uma mudança na narrativa que é escrita em terceira pessoa.

Essa alternância de narrativas para primeira para terceira pessoa me deixou perdida em alguns momentos, até porque o foco da história contada pelo narrador não está só em Liv, mas também em outros personagens e me deixava bastante confusa para saber de quem o narrador estava falando. E além disso, achei que a escrita da autora mais eficiente em primeira pessoa do que em terceira.

As personagens são bem construídas, são mulheres fortes que estão em luta para tornar suas vidas melhores. Sophie é uma personagem que me irritou no começo, mas no decorrer da leitura isso muda pois num período de guerra, miséria e angústia, faz com que nós tenhamos atitudes desesperadoras. Já Liv, é triste e melancólica, mas sua dor é sentida e ela só consegue realmente se abrir para o leitor quando está em busca da história do quadro e nós fazem entender melhor as atitudes da personagem. A maneira de as personagens de tempos diferentes estarem unidas ao mesmo tempo é bastante interessante.

A escrita da Jojo é boa, mas como disse anteriormente acho que ela se sai melhor em narrativas em primeira pessoa do que em terceira, onde ela pareceu até um tanto perdida e o desenvolvimento da história se tornou lento e vazio em alguns momentos. Apesar de não ser tão fã de livros de romance desse tipo, Jojo Moyes é aquela autora que vem para te deixar sensibilizada com sua delicadeza em descrever um romance em meio à tantas tragédias, mas sem tornar aquele melodrama que essas histórias geralmente possuem.

A Garota Que Você Deixou Para Trás – Jojo Moyes
ISBN-13: 9788580574715
ISBN-10: 8580574714
Ano: 2014 / Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Nota: 3/5

Sobre a autora

thumb

Jojo Moyes foi jornalista por 10 anos e hoje se trabalha como escritora. Em 2002 publicou seu primeiro romance Sheltering Rain. Ficou conhecida mundialmente com o livro Como Eu Era Antes De Você lançado em 2012. Redes Sociais: Facebook, Site Oficial

E aí, curte autora? Se sim, qual livro dela você mais gostou? Aguardo comentários de vocês! ❤

Até o próximo post!

Redes Sociais:  FacebookTwitter Skoob.

PS: Meu pai já está melhor, obrigado à todos pela força! ❤

Deixe um comentário!

