Livros

Peter Pan

IMG_0351 Peter Pan

Olá leitores!

Como andam as leituras de vocês nesse mês de Janeiro? As minhas andam lentas porque esse calor todo dá uma moleza né? Odeio calor!

Mas enfim, vamos ao que interessa a minha segunda leitura do ano que foi o livro Peter Pan do autor J.M Barrie, um clássico da literatura infantil que ganhou uma versão lindíssima publicada pela editora Zahar.

Sinopse: Peter Pan transporta crianças e adultos pra um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca – Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas… Fonte: Skoob

Peter Pan é um clássico da literatura, isso é fato pela quantidade de produções baseadas na histórias que são feitas até hoje. Isso faz com que cada uma tenha sua versão, seu ponto de vista dependendo para qual tempo ela está sendo apresentada. Sendo assim, ao ler Peter Pan pela primeira vez, tive aquele contato de estranheza com o livro pois a versão Disney seguia firme forte pela  minha cabeça mas o que eu acabei encontrando aqui foi um Peter Pan arrogante, uma Wendy submissa e os meninos perdidos realmente perdidos.

Os personagens aqui tem uma abordagem diferente sobre a qual estamos a ver nas releituras, isso porque a época em que Peter Pan foi escrito esse era o pensamento de que as mulheres eram preparadas para ser donas de casa e mães, e enquanto os homens tem aquela figura de liderança e sabedoria. Antes de fazer resenha fui procurar mais sobre essa questão levantada na história e vi várias pessoas criticando a obra e direcionando-a como conteúdo machista o que me fez parar para refletir o que eu penso realmente sobre a história. Não creio que a história seja relacionada a isso mas sim ao período onde foi escrita, onde as mulheres viviam esse tipo de padrão imposto pela sociedade da época. Ao meu ver, obras clássicas como essa sempre trazem conteúdos a ser debatidos como uma crítica social aos padrões na época em foi escrita, como por exemplo em Mágico de Oz onde temos dezenas de referências em relação a política da época.

Cada personagem reflete um pouco do autor e das experiências de sua vida, Peter Pan aqui é a referência clara ao seu irmão que morreu em um acidente e por causa disso “nunca pôde crescer”, Wendy é aquela mãe que sempre estará lá para proteger seus meninos perdidos coisa que não aconteceu na vida de Barrie já que após a morte do irmão sua mãe entrou em profunda depressão deixando de lado os seus outros filhos. O Capitão Gancho pode ser aqui a figura que teve que se tornar adulto em meio a tantos problemas quando criança tendo assim essa figura de o ser mau e vilanesco.

A imaginação e o poder da crença em fadas  sobre uma terra onde se nunca cresce é umas das coisas mais legais do livro, onde pode-se soltar realmente a imaginação e fazer o que bem entender com ela e esse é um tipo de característica que se perdeu um pouco na literatura infantil ao longo dos tempos.

Tendo levantado diversos questionamentos desde a postura dos personagens, os padrões da sociedade e o poder da imaginação Peter Pan é uma obra que contribuir muito para a formação de caráter e na imaginação das crianças sem perder a sua beleza e inocência que é a infância.

Peter Pan – J.M. Barrie
ISBN-13: 9788537811535
ISBN-10: 853781153X
Ano: 2014 / Páginas: 253
Idioma: português
Editora: Zahar
Nota: 5/5

Sobre o autor

200px-James_Matthew_Barrie

James Matthew Barrie foi um escritor e dramaturgo escocês e uma das suas maiores obras é o clássico Peter Pan. Conta-se que a história originou-se através da amizade entre os filhos da sua amiga Sylvia Llewelyn Davies da qual foi levada as telas de cinema com o filme intitulado Em Busca da Terra do Nunca com Johnny Depp no papel de Barrie e Kate Winslet no papel de Sylvia.

Já leu o livro ou assistiu o filme? Me conte o que você acha desse clássico!

Aguardo seu comentário e até o próximo post!

Redes Sociais:  FacebookTwitter Skoob.

Anúncios

2 comentários em “Peter Pan

  1. Oi xará!!
    Olha, muitas pessoas tem paixão pela história da Alice e faz coleção dos livros, eu confesso, que sou assim com a história do Peter Pan!
    Amo, amo de paixão!
    Acho que já assisti a todos os filmes, séries, documentários relacionados e confesso que esse livro tem sido meu objeto de desejo!

    Adorei a resenha!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s