Livros

O Mundo de Sofia

DSC_0194 Sophie

Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de lição em lição, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente. Fonte: Skoob

Finalmente consegui terminar O Mundo de Sofia, pois quem me acompanha no Skoob sabe que comecei a ler esse livro ano passado mas, devido ao excesso de informações, tive que dar uma parada para respirar pois seu conteúdo é um pouco denso e extenso. O livro foi reeditado em 2012 com uma nova capa pertencendo agora pelo selo da Seguinte, da Companhia das Letras.

Antes de tudo, esse livro deve ser lido se você é uma pessoa que gosta muito de filosofia ou tem interesse pelo assunto com uma abordagem diferente. Eu, particularmente, gosto de filosofia pois sou daquelas pessoas que gostam de saber o porquê de tudo e refletir sobre tudo. Mas não é um livro fácil de ser lido, vamos passando por várias gerações da filosofia que pode ser em alguns momentos entediante ou excesso de informação pode deixar você um tanto perturbado que é necessária  uma parada e pegar um outro livro para relaxar.

A trama é super simples, que conta a história da norueguesa Sofia que recebe cartas misteriosas poucos meses antes do seu aniversário, mas para descobri o que se trata, Sofia deve passar por longo curso de filosofia para entender o que está acontecendo em seu mundo.

Devo dizer que com essa parada que fiz e só agora consegui voltar veio muito bem à calhar. Nesse período da minha vida, algo aconteceu que me fez realmente ficar pensar sobre a existência humana. Querendo buscar respostas sobre esse ciclo da vida, esse universo que estamos inseridos, Mundo de Sofia não veio para responder todas as minhas perguntas mas veio para amenizar um pouco a dor da perda que me fez ter uma crise existencial que nada parecia ter sentido.

O livro não tem sentido ao final, mas é assim que a vida é. O desenrolar da história de Sofia só fez mostrar que o universo é imenso e ele não para, não deixa de evoluir mas também deixa se perder. Com uma trama bem amarrada O Mundo de Sofia é um livro de momento, você precisa saber quando deve ler, quando deve o compreender mesmo que demore muito tempo para se ser lido e compreendido mas, não tão compreendido assim, pois a existência humana não deve ser compreendida e sim sentida.

O Mundo de Sofia: Um Romance da História da Filosofia – Jostein Gaarder
ISBN-13: 9788535921892
ISBN-10: 8535921893
Ano: 2012 / Páginas: 568
Idioma: português
Editora: Seguinte
Nota:4/5

Jostein Gaarder é um autor que gosto muito, o primeiro livro dele que li foi Através do Espelho que até hoje tenho o final guardado aqui na minha cabecinha. Foi através desse livro que me fez interessar por mais obras do autor e por isso escolhi ler Mundo de Sofia. Você já leu algum livro dele? Quais você recomenda para ser o próximo? Dia do Curinga ou A Garota das Laranjas? Aguardo seu comentário! ❤

Até o próximo post!

Redes Sociais:  FacebookInstagramTwitter Skoob.

Me siga no Snapchat: daninhafarias

“…nós também somos poeira estrelar.”

Anúncios

8 comentários em “O Mundo de Sofia

  1. Amo demais Jostein ♥
    Li esse livro faz tempo e lembro que era fascinante, me senti fascinada na verdade, ele é realmente intenso, li de uma tacada só pra saber o final, por isso pretendo ler de novo!! Fiquei fã dele depois desse livro.

    Em um encontro com a Clarice Freire (Pó de Lua) ela falou do livro A Garota das Laranjas, então comprei e poxa que história ♥ me emocionei tanto, sem falar que tem umas passagens sobre o universo nesse livro – que amo, pesquiso e sou entusiasta de tudo que envolva esse assunto.

    E filosofia é uma busca permanente, sempre estou lendo por aí.
    Claroooo que quero todos os seus livros e essa nova edição tá linda!!

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Concordo com você que o Mundo de Sofia tem muita informação… Mas mesmo assim achei fantástico! Adoro questionar, ‘por quê?’ é praticamente meu segundo nome, entao as reflexões que ela faz mexeram muito comigo, e mudaram muito a forma como eu mesma vejo o mundo. Agora, como procxima leitura, por favor leia O dia do Curinga! tem menos ensinamentos, mas da pra perceber como Garden brinca com as mesmas perguntas que ele ensina no Mundo de Sofia… E também é um livro que da pra trazer para o nosso contexto! Ja quero a resenha haha

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sou louca para ler esse livro! Sempre li resenhas muito positivas sobre ele e fico super interessada, só falta achar para comprar, hahaha. Adorei sua resenha, Daniela! (e uma coincidência, meu sobrenome também é “Farias”, mas uso apenas o “Próvier” por ser o último, hahaha).

    Allie | allieprovier.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, Dani!
    Sou completamente apaixonada pelos livros do Jostein Gaarder! ❤
    Meus favoritos são O Dia do Curinga e O Vendedor de Histórias…mas O Mundo de Sofia é sem dúvidas maravilhoso também! Então só digo uma coisa: leia tanto A Garota das Laranjas (é super fininho e rápido – já até fiz resenha no meu blog) quanto O Dia do Curinga 🙂

    Beijos,
    Giulia | http://www.1livro1filme.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s