Livros

Uma história de solidão

DSC_5600

Quando recebi esse livro do John Boyne há um tempo atrás da Editora Seguinte, achei que seria um livro no estilo A  Coisa Terrível  Que Aconteceu com Barnaby Brocket com uma pegada de O Menino do Pijama Listrado, mas me enganei. O livro Uma História de Solidão é um forma de denúncia sobre casos de pedofilia na  Igreja Católica que ocorreram no país do autor, a Irlanda.

Antes de tudo o livro não é baseado numa história real, mas poderia ser. Odran é um jovem que a pedido de sua mãe se torna padre após uma tragédia que aconteceu na família, meio que a contra gosto, o garoto segue o desejo da mãe e assim acompanhamos todo o processo que torna o protagonista a ser um padre exemplar. Em meio a esse tempo no seminário, Odran conhece Tom, outro garoto que se torna padre contra sua vontade e se identificando com ele, os dois logo se tornam amigos mas com o passar do tempo o comportamento de Tom mediante a igreja começa a ser motivo de desconfiança por parte de Odran.

Eu já havia esse lido esse livro no começo do ano, mas demorei para terminá-lo pois ele não é um livro fácil . Como se trata de um assunto bastante polêmico e delicado, foi difícil encontrar palavras para descrever essa experiência com esse tipo de temática pois o protagonista (que é um padre do bem), é muito inocente e não enxerga os abusos e problemas que estão acontecendo ao seu redor e pela narrativa não ser linear, somos levados a vários épocas da vida de Odran fazendo com que nós não nos  aproximamos tanto assim do protagonista para entender suas razões de ele agir desse jeito ingênuo.

Mas ao final quando o desfecho começa aparecer, o livro consegue transmitir aquele sentimento que só o John Boyne conhece despertar no leitor, que é a tristeza. Odran passa por tanta coisa na sua jornada de padre, o vendo ser respeitado até chegando ao período onde as pessoas o repudiam, que o protagonista começa a ter uma perspectiva de que a vida dele não foi tão boa assim e que tudo que lhe restou foi abraçar a solidão.

Apesar do tema ser interessante, Uma História de Solidão não é um dos melhores livros do John Boyne pois o ritmo lento pode te desmotivar um pouco a leitura, mas vale à pena dar uma chance para refletir e discutir sobre a pedofilia não só por parte da Igreja Católica mas em todos os lugares, que infelizmente ainda está bem presente na nossa sociedade.

NOTA:3/5

Redes Sociais:  FacebookInstagramTwitter

Anúncios

4 comentários em “Uma história de solidão

  1. Oi, Dani.

    Seu comentário sobre o livro me remeteu ao filme “Spotlight – Segredos Revelados” (Spotlight, 2015, de Tom McCarthy). Ele inclusive foi o que levou o Oscar de Melhor Filme em 2016. Não sei se você chegou a vê-lo, mas diferente do livro, a obra cinematográfica é baseada em fatos verídicos. Imagino que a leitura dessa obra não tenha sido fácil mesmo (às vezes tais leituras podem não ser muito agradáveis, porém são muito relevantes e por isso necessitam ser lidas, comentadas, indicadas.

    Deixo o trailer do filme abaixo para você dar uma conferida:

    E se gostou, recomendo que assista ao filme completo:

    Parabéns pela postagem, e continue compartilhando suas experiências.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Douglas!

      Sim, eu conheço esse filme mas não assisti. Quando você mencionou ele deu estalo aqui, ele é filme que fala sobre isso né?
      Vou ver se vejo sim, obrigada pela recomendação!

      Um abraço!
      Dani

      Curtir

    1. Oi Thamy!

      Sim, nunca li algo parecido antes. Foi algo bem diferente porque trouxe uma sensação de desconforto e a gente que vê casos na TV sobre isso, não sabe como é a dimensão do sofrimento para as famílias.
      Espero que um dia você possa ler!
      Beijocas! ❤

      Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s