Filmes · Seriados/ Programas de TV

“Minimalism” – Um Documentário Sobre As Coisas Importantes

ftc-documentarios-netflix-minimalism

“Minimalism – Um Documentário Sobre As Coisas Importantes” conta as histórias de Joshua Millburn e Ryan Nicodemus, ambos bem sucedidos e ocupando grandes cargos em empresas, decidiram mudar de vida e adotar assim o estilo de vida Minimalista. O documentário conta toda a trajetória desses dois amigos que criaram o site The Minimalists onde mostra o que é esse novo estilo de vida e como qual impacto que tem na vida das pessoas.

Menos é mais

Você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida e não foi nas aulas de matemática. O minimalismo é um estilo de vida que nada contra maré do consumismo ou melhor dizendo do consumismo compulsivo. Como somos bombardeados de informações e propagandas por todos os lados, estamos criando uma geração onde o ser se colide com o ter, fazendo que venhamos consumir cada vez mais coisas que na maioria das vezes não precisamos.

Não é sobre jogar todas as suas coisas fora e virar hippie, mas perceber qual o significado dessas coisas tem pra você, se é realmente útil. É você refletir sobre aquilo que você acha que é necessário para você viver e qual valor e significado essas coisas tem pra você.

E o que me chamou mais atenção em todo esse documentário é sobre o fato da estado físico e mental das pessoas de como tudo em excesso nos deixa doentes e presos num ciclo que nem percebemos. Há uma geração de pessoas doentes que se tornam reféns das próprias contas, tudo para parecer cool nas redes sociais, com coisas legais, lugares legais e por aí vai…

É nítido a mudança de semblante das pessoas que adotaram esse estilo de vida, um jeito feliz, calmo e tranquilo de gente que nunca achou que um dia iria sentir essa paz de espírito. Um dos depoimentos mais interessantes, com certeza é o de Joshua, que perdeu sua mãe e se divorciou de sua esposa no mesmo mês no ano de 2009. Completamente desolado e desmotivado com tudo que aconteceu, Joshua começou a observar que nada das suas coisas agregavam valor a sua vida e decidiu mudar tudo o que tinha, desde a casa onde ele morava e até o momento que ele tinha para aproveitar seu dia. A mudança foi tão nítida que até seu amigo Ryan decidiu adotar ao minimalismo e hoje os dois amigos viajam pelo mundo contando como foi todo o processo de mudança para a filosofia minimalista.

O documentário completo está disponível na Netflix.

Não sou adepta a nenhum estilo de vida, mas devo confessar que esse me chamou bastante atenção para pensar melhor sobre a importância e influência que o consumo tem na minha vida. Acho que todos nós devemos ter uma consciência de onde esse consumismo todo pode nos levar e que futuro nós queremos ter daqui por diante, se é algo que nos deixe presos ao sistema ou algo que nós de qualidade de vida.

Caso você esteja bastante pensativo sobre o assunto, e pensa em adotar um dia ao minimalismo, deixo aqui uma indicação do canal da Marieli Mallmann que fala desde o estilo de vida e até moda e decoração minimalista.

E aí gostou do post? Não esqueça de deixar um comentário!

Até a próximo post, folks! ❤

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s